É possível recuperar um veículo após a apreensão?
Sim, existem meios para se recuperar um veículo após a busca e apreensão realizada pelo banco.
Para que a busca e apreensão seja válida é necessário que a instituição financeira cumpra algumas exigências anteriores, podendo ser determinada a devolução do veículo na hipótese de não cumprimento desses requisitos.
É necessário procurar um advogado especialista com urgência para uma maior chance de sucesso na ação, pois seu prazo para apresentar defesa já está correndo.
E se o veículo ainda não foi apreendido?
É possível ingressar com ação para revisão de juros e encargos abusivos em seu contrato de financiamento, prática essa muito adotada pelos bancos.
Existe ainda a possibilidade de realizar um acordo com a instituição financeira, sendo a ação revisional um facilitador para que o consumidor pague parcelas mais justas e não perca o seu veículo.
Meu veículo foi apreendido, tenho que pagar mais alguma coisa?
Sim, se o valor obtido pela venda do carro não for capaz de quitar o saldo devedor do contrato, o banco continuará sendo seu credor e poderá converter a ação de busca e apreensão em execução para atingir outros bens seus. Assim você perderá o carro, todo o valor que já pagou por ele (incluindo a entrada) e poderá continuar devendo ao banco com o seu nome no SPC até a plena quitação.